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Autor(es)

Joeliton Francisco Sousa de Paulo

ISBN

978-65-5886-265-9

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Atuação Docente Com Estudantes Surdos Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

Discutir algumas propostas assumidas em torno da inclusão escolar no Brasil tem sido frequente nos espaços teóricos das Universidades, sobretudo, nas Pós-Graduações em Educação. Diante disso, pretende-se retomar neste trabalho os aspectos que caracterizam os movimentos de inclusão voltados à área da educação de surdos, bem como apontar sua inserção no campo dos Estudos Culturais em Educação (ECE). De acordo com Wortmann, Costa e Silveira (2015), no Brasil, a articulação entre o campo dos estudos surdos e os ECE tornou-se possível desde a reestruturação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS), inicialmente, a partir da criação da linha de pesquisa em ECE, no final de 1996. As pesquisas até então desenvolvidas na área da educação de surdos, corroboram os desafios que as escolas de educação básica para um país como o Brasil vêm enfrentando na tentativa de incluir estes estudantes. Tais afirmativas também são apresentadas pelas produções acadêmicas de Sá (2006), Ferreira e Zampieri (2010), por conectarem as pesquisas em torno do reconhecimento escolar dos estudantes surdos, especialmente nas fases iniciais de escolarização, como um ato político de reconhecimento e pertencimento de si para além da concepção de deficiência.