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Palavras e seus múltiplos sentidos - vol. 2

Organizador(es)

Rosilene Felix Mamedes
Hermano de França Rodrigues

ISBN

978-85-68326-29-9

Direitos Reservados

à Pá de Palavra

Palavras e seus múltiplos sentidos - vol. 2

Formação docente e currículo

Prefácio

 

A Contatos Edições e a Pá de Palavra têm a grata satisfação de trazer mais uma edição da série Palavras e seus múltiplos sentidos. O primeiro volume apresentou uma rica construção sobre a temática Linguagem, Ensino e Interdisciplinaridade. Este segundo volume aprofunda o tema sensível e fundamental na Educação brasileiro que está em torno da Formação Docente e do Currículo.

 

Desta forma, este trabalho corresponde ao que estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e currículos quanto à formação docente, pois se refere, entre outras ações, a: (…) criar e disponibilizar materiais de orientação para os professores, bem como manter processos permanentes de formação docente que possibilitem contínuo aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem (BRASIL, 2019. Pág. 17).

 

Neste sentido, o leitor contará com vinte e três (23) artigos científicos nos quais descrevem pesquisas quem contemplam assuntos presentes na BNCC tais como as manifestações artísticas e culturais, questões pedagógicas, formação docente entre outras que dialogam entre sim, simultaneamente.

 

Nos artigos Currículo e oferta de ensino: análise observacional em uma unidade prisional da capital paraibana; As orientações da base nacional comum curricular para a educação infantil e a importância da consciência fonológica no processo inicial de alfabetização das crianças; A importância das pesquisas de análise de corpus centradas no funcionalismo linguístico para a formação docente e curricular; A leitura para além da sala de aula: o que preconiza o currículo oficial do estado de São Paulo no que concerne a prática leitora, embora tratem da questão curricular, ampliam nosso pensamento e conhecimento, pois despertam para outras discussões.

 

Como por exemplo, ao tratar do tema A contribuição da poesia para o desenvolvimento da criatividade nas séries iniciais do ensino fundamental entra-se na seara curricular. Porém, por outro lado, é um assunto intrínseco sobre a questão artística e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais como é possível vermos em Uma proposta de aula de literatura: análise das canções beatriz e ciranda da bailarina de Chico Buarque; Jackson do Pandeiro: música e poesia da terra, uma aprendizagem em ritmo certo Coutinho; A utilização da programação neolinguística por gestores do conhecimento; Os benefícios da adaptação aquática para bebês de 0 a 24 meses.

 

A temática da inclusão, tanto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) como da social, estão presentes nos trabalhos A formação docente está desenvolvida nos artigos Formação do professor capacitado para a atuação em classes inclusivas com surdos; As classes de turma multisseriadas: os desafios da educação do campo; As dificuldades dos surdos em escolas de salas regulares: libras e bilinguismo como proposta de ensino‖; Propostas teórico-Palavras e seus múltiplos sentidos: Formação Docente e Currículo metodológicas para a prática docente sob o vértice da inclusão. Embora as tecnologias sejam tratadas na perspectiva de itinerário formativo, neste e-book, este assunto apresenta-se no trabalho As tecnologias são tema no artigo sobre Novos horizontes para o agir docente vi as tecnologias da informação e comunicação em sala de aula.

 

O assunto Linguagem traz-nos uma reflexão sobre Linguagem como instrumento de diversidade nas condições especiais da língua literária em face da língua vulgar (natural): à luz da formulação linguística do funcionalismo. Deste assunto multiplicam-se inquietações que resultam em trabalhos como Da percepção à reescrita: quando o sujeito sobrevive à linguagem; Estratégias de leitura mediante hipertextos: construindo a compreensão leitora e O gênero discursivo ―capa da revista: uma abordagem dialógico-discursiva.

 

No âmbito pedagógico, as pesquisas sobre Os princípios disciplinar em Michel Foucault e autodisciplinar em Antônio Gramsci e seus reflexos na educação escolar.; Educação do campo: entre a elaboração de saberes e a pedagogia da indignação; A compreensão de linguagem de wittgenstein: reflexões para o ensino e A educação do campo no contexto do movimento dos trabalhadores rurais sem terra – mst: um olhar sobre a formação dos educadores assentados na perspectiva da contextualização e envolvimento social.

 

Com artigos de qualidade tanto diretamente relacionados ao tema quanto nos outros temas que complementam as reflexões sobre o eixo principal de formação docente e currículo, observa-se o resultado de pesquisas rebuscadas e integradoras que muito contribuem ao destino desejado da Educação brasileira.

 


Texto acima extraído do prefácio escrito por: Janiara de Lima Medeiros.