(83) 3508-1764 / 98662-6696
Fale Conosco

  (83) 3508-1764

Autor(es)

Jussara Candida de Oliveira

ISBN

978-65-5886-242-0

Direitos Reservados

Contatos Empreendimentos e Editora Sal da Terra

The Secret Society

The Secret Society: O Jogo Social Como Contexto Digital do Ensino e da Aprendizagem de Lingua Inglesa

A sociedade contemporânea é composta de indivíduos cada vez mais inseridos no contexto das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC). Em cada geração, a comunicação tornou-se mais fluida, mais rápida e dinâmica. As redes sociais proporcionam rapidez e liberdade de expressão, e formar indivíduos conscientes sobre o uso das mídias sociais e do que elas oferecem é uma tarefa imprescindível. A escola, como um ambiente que recebe esses jovens que estão envolvidos com a multiplicidade de linguagens e em cuja essência trazem a pluralidade e a diversidade cultural, precisa estar se preparando constantemente para ajudar os alunos nos desafios da vida moderna. Resta-nos saber usar e adaptar cada vez mais as TDIC em nosso cotidiano, principalmente no universo escolar dos nossos alunos. Nessa grande rede de comunicação, surgem os jogos sociais, que estão inseridos na rede social Facebook e são usados por nossos alunos. As técnicas para executar os jogos podem ser desenvolvidas com o acompanhamento do professore com o conhecimento que nossos alunos detêm como “nativos digitais”, termo usado pelo pesquisador americano Marc Prensky. Precisamos focar esses recursos com análises técnicas e pedagógicas e utilizá-los a nosso favor. Para isso, a escola precisa se apropriar das TDIC, explorá-las e usá-las, porque elas oferecem ferramentas que podem ser utilizadas para aprimorar as habilidades e evitar que não sejam exploradas na sala de aula tradicional por causa da falta de instrumentos que só as TDIC oferecem.