Autor(es)
ISBN
Direitos Reservados
Nos últimos anos, os gêneros textuais no ensino de língua Portuguesa têm sido bastante discutidos entre professores e pesquisadores. A utilização desses gêneros no ensino de língua materna é de suma importância, pois proporciona aos alunos o desenvolvimento de suas habilidades e performances, tanto em relação à leitura quanto na produção textual, minimizando a ideia de que ler é “ruim ou chato”.
Trabalhar com a prática de leitura e escrita em sala de aula possibilita que os alunos tenham uma melhor compreensão no momento de sua produção textual, seguindo a utilização da escrita padrão da língua. Ao mesmo tempo, utilizar o gênero anúncio publicitário em sala de aula possibilita que esses mesmos alunos sejam autores da sua própria produção, desenvolvendo, além do interesse pela leitura, uma maior compreensão do texto argumentativo, o que, inevitavelmente, contribui para a formação do seu pensamento crítico.
Esta pesquisa foi pensada com a finalidade de contribuir com o ensino de Língua Portuguesa (LP) a partir de um trabalho com o gênero anúncio publicitário. Por isso, nosso trabalho se orientou, buscando responder o questionamento: como a inserção do gênero anúncio publicitário nas aulas de língua portuguesa pode contribuir para melhorar o desempenho dos alunos com relação à leitura e à escrita?