(83) 98658-1624/3508-1764
Fale Conosco

  (83) 3508-1764

Autor(es)

Petrucia Kelly Oliveira Sousa

ISBN

978-65-5886-059-4

Direitos Reservados

Contatos Empreendimentos e Editora Sal da Terra

A Escola Como Lócus de Formação, Reflexao e Ressignificação de Saberes

Uma Experiencia Compartilhada Com Professoras Alfabetizadoras

Este texto é fruto da nossa pesquisa de Mestrado Profissional em Linguística e Ensino. Nele apresentamos os caminhos que percorremos durante a realização do nosso Projeto de Intervenção em que propusemos a formação de um grupo de estudo colaborativo entre as professoras do ciclo de alfabetização, que compreende as turmas do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Fundamental. Tal projeto foi realizado em uma escola pública do município de João Pessoa e teve como objetivo investigar como a formação em lócus pode potencializar a prática do professor alfabetizador por meio da reflexão e ressignificação de saberes. A pesquisa é de abordagem qualitativa e caracteriza-se como uma pesquisa-ação. O referencial teórico que deu sustentação ao nosso caminhar foi estruturado a partir dos estudos de Nóvoa (2004), Freire (2001), Libâneo (1994), Candau (2000) entre outros. Para melhor elucidar o nosso Projeto, trazemos um resumo dos nossos dias de estudo colaborativo. O acompanhamento do processo de reflexão do grupo foi feito a partir da análise de seis questionários, uma entrevista coletiva semiestruturada e o relato de experiência, que foi a produção final das professoras colaboradoras, tomando como pano de fundo a proposta que Gomes (2012) denomina como Método de Interpretação de Sentidos. Nesta análise, buscamos entender como o processo de reflexão empreendido pelo grupo corroborou para potencializar as práticas pedagógicas em alfabetização, bem como a importância da escola como lócus de formação docente. Assim, a nossa caminha no grupo de estudo nos fez compreender, entre outras questões, como ocorre o processo de aquisição da escrita, como podemos realizar uma sondagem diagnóstica de forma mais pontual, como utilizar de maneira adequada os jogos em para alfabetização, nos estimulou no trabalho com as turmas heterogêneas e nos conduziu à reflexão sobre o ambiente alfabetizador. Além disso, pudemos constatar que a formação inicial do professor deixa muitas lacunas e que refletir sobre o fazer pedagógico de forma coletiva e dentro da própria escola, com professores que são parceiros no dia a dia, pode ser um bom caminho para a ressignificação de saberes.