(83) 98658-1624/3508-1764
Fale Conosco

  (83) 3508-1764

Autor(es)

Marinalva De Sousa

ISBN

978-65-5886-158-4

Direitos Reservados

Contatos Empreendimentos e Editora Sal da Terra

Ciclo de Ensino e Aprendizagem, Gramatica e Contexto

Esta pesquisa insere-se nos estudos realizados pelo CELLUPE – Centro de Estudos Linguísticos da UPE, no que tange ao uso da língua em contextos escolares e sua relação com a funcionalidade de diferentes gêneros textuais. Trata-se de uma pesquisa de intervenção que objetiva analisar estratégias didáticas experienciadas na sala de aula, no intuito de analisar a representação social e o uso dos processos (formas verbais) em ‘estórias’ escritas por discentes do 6º ano do Ensino Fundamental que retratam a cultura de Macaparana- PE e sua relação com o contexto social – de situação e de cultura. Desse modo, busca-se identificar as escolhas léxico-gramaticais – os processos e os participantes da oração – mais utilizadas nas ‘estórias’, descrevendo as escolhas léxico-gramaticais de transitividade – os participantes e os processos – responsáveis pela representação da experiência cultural dos alunos. Além disso, busca analisar a relação do contexto sociocultural com as escolhas léxicogramaticais em diferentes gêneros da família ‘estória’ e o uso dos processos (grupos verbais) e dos participantes (grupos nominais) dentro de um Ciclo de Ensino-Aprendizagem centrado no uso desses gêneros na escola e no contexto sociocultural do estudante. Sendo assim, a presente pesquisa baseia-se num ensino de Língua Portuguesa centrado no uso dos gêneros escritos em sala de aula e sua relação com o aprendizado de gramática, de leitura e escrita, pois o ensino de gramática nas escolas, parece ainda distanciar-se da realidade do estudante por ser realizada, em sua maioria, sem contextualização e sem significados para a vida dos aprendizes, comprometendo a escrita dos gêneros como prática significativa