(83) 98658-1624/3508-1764
Fale Conosco

  (83) 3508-1764

Da Teoria à Prática - vol. 5

Autor(es)

Rosilene Felix Mamedes, Claudenia da Silva Santana, Charlene de Lima Alexandre da Silva, Rosenice de Lima Gabriel, Jôse Pessoa de Lima

ISBN

978-65-5886-037-2

Direitos Reservados

Sal da Terra e a Contatos Empreendimentos

Da Teoria à Prática - vol. 5

Jogos e TIC'S em contextos de práticas significativas de aprendizagem

A coleção da teoria à prática é resultado das vivências do Grupo de Estudo Rosilene Felix Mamedes, que atua há dez anos, com docentes, especialmente, da rede pública de ensino. Ao longo dessa trajetória o grupo vem produzindo conteúdo acadêmico em eventos científicos. Nesse sentindo, dando continuidade ao frutífero trabalho do grupo, nasce a coleção “Da teoria à Prática” que tem como principal objetivo unir a teoria, de uma forma mais simples às práticas pedagógicas de atividades voltadas para discentes que estão em contexto de aprendizagem. Entendemos que a partir de 2017 com a nova BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR-BNCC, faz-se necessário que tanto os profissionais que estão à frente da missão de ensinar, bem como os pais/ responsáveis pelos discentes precisam de um olhar mais cuidadoso para os fins da aprendizagem significativa a partir de práticas pedagógicas orientadas e, sobretudo, direcionadas para que estes possam desenvolver as habilidades es competências dos discentes a partir de um dado objetivo. É nesse sentido, que a coleção “Da teoria à Prática” chega em 2021, com atividade programadas, esquemas didáticos e orientações de propostas desenhadas para que tanto o docente, como os pais ou responsável, ou até mesmo o discente possa desenvolver suas habilidades e competências, já que a atividade será toda norteada e guiada pelo fio condutor do princípio do ensino-aprendizagem.
Para isso, essa coleção será dividida em séries, com volumes bem definidos por tema. A primeira série será organizada em 04 (quatro volumes) que seguirão as temáticas:
Vol1: Da teoria à prática: construindo sentidos a partir de práticas de letramentos orais e escritos- Este volume trará a teoria a partir da BNCC (2017), sendo guiada pela base teórica do Letramento e dos gêneros textuais para aluno em contexto de aprendizagem.
Além disso, contemplará três seções: Letramento oral, letramento escrito e Letramento inclusão; Vol2: Da teoria à prática- jogos e TIC'S em contextos de práticas de aprendizagem- Este volume será destinado a desenvolver práticas de atividades pedagógicas com jogos e a partir das novas tecnologias educacionais, com uso de ferramentas educacionais que podem auxiliar no ensino-aprendizagem dos discentes. Este volume contemplará a educação a partir de propostas para os níveis fundamentais, com atividades de alfabetização, língua portuguesa, matemática e inclusão; Vol3: Da teoria à prática: estratégias didáticas para o ensino de Língua portuguesa/Libras para surdos e ouvintes- Para este volume será explorado propostas pedagógicas para alunos surdos e ouvintes, a partir de atividades inclusivas que sejam resguardadas nos documentos oficiais para o ensino da Libras como L2.
Por fim, o Vol4: categorias freirianas tecendo sentidos na EJA em comemoração ao ano de Freire, o pai da EJA, trazemos o debate e vivências a partir de propostas pedagógicas e relatos de experiências de profissionais que trabalham com essa modalidade e ensino e vêm desenvolvendo projetos e atividades exitosas.
Os volumes 5- Da teoria à prática: jogos e TIC'S em contextos de práticas significativas de aprendizagem; 6 Da teoria à prática: Construindo sentidos a partir de práticas de letramento orais e escritos– construindo sentidos a partir de práticas de letramento oral e escrito e o 7 Da teoria à prática: Educação, saúde e movimentoforam destinados a temas voltados para a prática significativa de aprendizagem.
Já os volumes 8 Da teoria à prática: Desenvolvendo habilidades de leitura e escrita no Ensino Fundamental e 9 Da teoria à prática: da formação do professor à prática pedagógica na aplicação do currículo e da avaliação, desenvolvidos em 2021 deram continuidade a proposta de aliar a teoria à prática tendo como norte os temas leitura, avaliação e currículo.
Assim, convidamos a todos a passearem pela nossa coleção: Da teoria à prática e desfrutar de atividades realizadas por docentes que estão imersos no contexto de ensinoaprendizagem.
Tenham uma boa leitura e uma excelente prática pedagógica auxiliada pela mediação e a interação proposta pela obra.

 


Rosilene Felix Mamedes
Mestra em Linguística - PROLING-UFPB
Doutoranda em Letras- PPGL-UFPB
Diretora acadêmica da Contatos Empreendimentos Educacionais

04-12-2020