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Organizador(es)

Rosilene Felix Mamedes Maria de Fátima Almeida

ISBN

978-65-5886-159-1

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Linguagem, ensino e interdisciplinaridade

O presente artigo propõe uma revisão bibliográfica acerca da compreensão dos processos de alfabetização e letramento, tratando da origem, conceitos e especificidades de cada um desses processos educacionais. Procura também diferenciá-los para que essas especificidades possam ser compreendidas com clareza, ressaltando que são processos diferentes, porém, que devem ser trabalhados juntos, um contemplando o outro, para que se obtenha sucesso na formação inicial dos alunos do ensino fundamental. Discute ainda os paradigmas para tais processos no contexto pós- pandêmico com o retorno das aulas presenciais. Em seguida, a discussão inicial se detém aos conceitos de Alfabetização e Letramento Científico, com ênfase em como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda e conceitua tais elementos. Debate, por fim, como o ensino da ciência na sala de aula regular pode contribuir com o processo de alfabetização e letramento em si, contribuindo para a recomposição de aprendizagem defasada no período de ensino remoto, englobando aí também a Alfabetização e Letramento Científico. Servem de fundamentação bibliográfica para este trabalho: Marcuschi (2011), Kleiman (2007; 2008), Libâneo (2012), Nascimento (2018), dentre outros.