A Ressignificação da imagem e cultura do negro na literatura infantojuvenil

Autores

  • Josineide Barbosa Pereira Universidade Federal da Paraíba
  • Isabela Cristina Gomes Ribeiro da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Gabriela Tavares Barboza de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Rosilene Felix Mamedes Universidade Federal da Paraíba

Resumo

A literatura infanto-juvenil é um tipo recente direcionado para o público
jovem, a literatura veicula valores presentes na sociedade e ajuda na formação de
conceitos. Com a implementação da Lei de Diretrizes e bases que torna obrigatório o
Ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras e Africanas a serem executadas pelos
estabelecimentos de ensino público no Brasil. Tornou-se imprescindível a discussão em
torno da imagem e identidade que o negro assumiu nas ultimas décadas nos livros
paradidático usados nas escolas publicas do nosso país. Poe esses motivos este trabalho
cientifico analisara quatro obras genuinamente nacionais, que tratam a questão
etnicorracial de forma diversa. Em “Histórias de Tia Nastácia” Lobato trata à cultura
Popular com desdém em detrimento da cultura de “elite” através de seus personagens a
falta de cultura de tia Nastácia e de seu povo recebe ênfase. Ziraldo em sua obra O
menino Marrom desconhece por completo as relações etnicorraciais no nosso país
mistificando essas relações através do mito da democracia racial. Nos terceiro e quarto
capitulo farei a análise de duas obras pioneiras no Brasil A cor da ternura e a A cor do
preconceito trazem as relações etnicorraciais para o cerne das discussões, pontuam o
preconceito sofrido por suas personagens de forma realista e com uma aguçada

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Publicado

22-04-2024