O drible como arte dionisíaca: Garrincha, poeta do futebol
Palavras-chave:
Garrincha, Drible, Futebol, FilosofiaResumo
O futebol brasileiro ultrapassa o estatuto de jogo para se afirmar como linguagem simbólica e narrativa coletiva de identidade. Nesse contexto, Garrincha, o “anjo de pernas tortas”, ocupa lugar singular ao transformar o drible em gesto de invenção, poesia e resistência. O que parecia inútil sob a lógica pragmática do futebol moderno revela-se potência estética, capaz de instaurar um espaço em que corpo, arte e vida se confundem.
Pier Paolo Pasolini, ao propor a distinção entre o futebol de prosa e o futebol de poesia, reconheceu no estilo brasileiro uma dimensão lírica, tendo Garrincha como seu maior poeta. Outros pensadores, como Gilberto Freyre, José Miguel Wisnik e Rosa Dias, reforçam essa leitura ao destacar improviso, dança e plasticidade como expressões de um espírito dionisíaco que rompe com a ordem tática apolínea. O drible, assim, não era apenas recurso técnico, mas invenção capaz de libertar o jogo de sua finalidade utilitária.
A trajetória de Garrincha remete à figura do herói trágico de Nietzsche: mesmo atravessado por contrastes entre glória e drama, eternizou-se pela força estética de seu gesto. Sua “indisciplina” não era desordem, mas criação — transformação da margem em centro, da exceção em regra. Mais que craque, Garrincha foi artista: soube converter instantes efêmeros em memória coletiva, metáfora de um Brasil inventivo e resistente. Sua dança no gramado permanece como celebração pura da vida, testemunho de que o inútil pode ser o mais necessário — poesia e festa da existência.







