(83) 3508-1764 / 98662-6696
Fale Conosco

  (83) 3508-1764

Autor(es)

Anderson Wagner Alves da Silva Edileuza Maria França da Silva Vânia Lima Quintino

ISBN

978-65-01-04314-2

Direitos Reservados

Contatos Empreendimentos e Editora Sal da Terra

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo destacar a relevância da neurociência no processo de alfabetização, abordando conceitos fundamentais e a compreensão dessa disciplina em relação aos impactos das evidências da consciência fonológica na aquisição de habilidades de leitura e escrita. Para alcançar esse propósito, realizou-se uma revisão abrangente da literatura que explora a interseção entre neurociência e educação. O intuito é envolver os educadores nas tendências contemporâneas e inovadoras de aprendizagem, considerando cuidadosamente cada estágio do desenvolvimento neurológico da criança e transformando o significado das práticas educativas. Este estudo ressalta a necessidade premente de os professores da educação infantil compreenderem as estruturas neurais envolvidas na alfabetização, capacitando-os a planejar e adaptar currículos em conformidade com abordagens científicas, abandonando métodos mecânicos e tradicionais de ensino da leitura e escrita.