(83) 3508-1764 / 98662-6696
Fale Conosco

  (83) 3508-1764

Autor(es)

Roberta Melo de Carvalho

ISBN

978-65-5886-043-3

Direitos Reservados

Sal da Terra e Contatos Empreendimentos

Gênero carta do leitor: Uma proposta de escrita do texto argumentativo através de sequência didática

O trabalho com a escrita no âmbito escolar tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil quando se trata de propor uma produção textual aos alunos e exige do professor que ele incentive e organize tal prática considerando a função social de uso da língua. Não se pode conceber que a habilidade de escrita esteja associada a um dom de alguns privilegiados, pois tal concepção tem levado a inúmeros fracassos no que diz respeito às produções textuais.

Diante deste cenário, podemos perceber o desinteresse e a falta de motivação da maioria dos estudantes no momento da escrita de seustextos. Tal desinteresse e desmotivação decorrem, principalmente, da maneira como são propostas as atividades, e isso ocorre, muitas vezes, pela falta de uma metodologia que os oriente no sentido de um planejamento e revisão dos seus textos. É importante ressaltar que, muitas vezes, os professores utilizam-se do improviso no momento de solicitar uma produção de texto, ou seja, fazem isso sem objetivos definidos e em espaços curtos de tempo.