Avaliação escolar da aprendizagem: um olhar sobre a visão do gestor escolar

Autores/as

Palabras clave:

Avaliação Escolar. Ensino e Aprendizagem. Gestão Escolar.

Resumen

Este estudo apresenta uma análise aprofundada da avaliação escolar como uma ferramenta crucial para aprimorar os sistemas de ensino e o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, demonstra ser uma ferramenta vital para otimizar a gestão escolar, fornecendo os elementos necessários para uma reflexão contínua sobre a prática pedagógica. Considerando que a qualidade da educação é o objetivo central de todo gestor educacional, este artigo explora diversas concepções de avaliação, ampliando a perspectiva do gestor em relação ao tema. Este artigo, assim, contribui significativamente para auxiliar nas tomadas de decisões e para o desenvolvimento de uma gestão escolar eficiente e prática, com o propósito de assegurar que a educação seja oferecida com máxima qualidade para todos os envolvidos, garantindo, desse modo, que a escola cumpra de maneira efetiva sua função social e seu papel institucional. O norte na construção deste artigo, está sobre como a avaliação da aprendizagem pode contribuir para uma educação de qualidade na visão do gestor educacional? Para responder à questão, adotamos uma pesquisa bibliográfica por nos permitir ampliar a capacidade de leitura, seleção e análise das posições adotadas por vários autores através de obras que apresentaram estudos a respeito desta temática, cujo cunho metodológico escolhida foi numa abordagem qualitativa, tendo a contribuição de autores como: Cury (2001), Esteban (2003), Freire (1976), Furlan (2007), Luckesi (2005), Luck (2009), Martins e Brocanelli (2010), Silva (2004) e Vasconcellos (2013). O estudo, verificamos que é essencial ter clareza de cada conceito de avaliação para que as decisões tomadas pelos gestores educacionais sejam ações direcionadas para transformar suas realidades, desenvolvendo práticas avaliativas adequadas para os resultados que se pretendem alcançar para uma educação de qualidade e emancipatória.

Publicado

2023-08-16

Número

Sección

Artigos