O espaço ocupado pela EJA na formação inicial de professores de inglês

Autores/as

Resumen

: Este artigo aborda a importância da atualização do componente curricular ao
que concerne a Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como, instigar a reflexão de
que o componente não deve ser ministrada apenas como uma disciplina ‘eletiva’ mas
sim, como uma disciplina obrigatória; tendo em vista que os professores de língua
inglesa em sua jornada profissional pode a qualquer momento se deparar com tal
público de alunos, impondo novas necessidades pedagógicas, metodológicas, didáticas
devem ser diferentes / personalizadas para o público da EJA. Este trabalho tem o
objetivo geral de analisar o espaço “ocupado” pelo ensino voltado a (EJA) na formação
inicial de professores de inglês. Destinado a, (i) compreender o contexto educacional
sócio-histórico da EJA no Brasil; (ii) analisar os documentos que regem o processo de
formação docente voltados à EJA; e (iii) evidenciar as atuais práticas de ensino de
língua inglesa na modalidade EJA. Esta pesquisa caracteriza-se como uma tese
documental inserido no paradigma qualitativo de pesquisa, tendo como corpus de
análise os seguintes documentos oficiais citados: LDB de 1996, BNCC de 2017 e o
Projeto Político Pedagógico curricular de 2016, do curso de graduação em Letras Inglês
da UEPB, campus I. Como aparato teórico que rege nossa análise, utilizamos as contribuições de Pimenta e Lima (2019), Freire (1996), Arroyo (2006), Dantas (2012),
dentre outros. Na análise, percebemos que práticas e estudos teóricos direcionados ao
público de jovens e adultos não são contemplados no referido curso de graduação,
delimitando o acesso a tais conhecimentos e reflexões dos docentes durante a sua
formação inicial. 

Publicado

2024-05-15