A contística de fontes ibiapina: uma experiência de letramento uma turma de 9º ano do ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Letramento Literário. Sequência básica. Trinta e dois.

Resumo

O artigo discute a importância do trabalho com textos literários na sala de aula, ressaltando que é um direito que deve ser garantido ao leitor. Documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 1998 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, apoiam um ensino de literatura interativo. Discorre-se sobre a mudança na abordagem do ensino de literatura, que antes era centrada no livro didático e na passividade do aluno, e agora é mais interativo, o aluno é visto como protagonista e o professor como mediador da aprendizagem. Traz-se a experiência em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, em que percebeu problemas relacionados à competência leitora dos alunos. Ao investigar o hábito de leitura por prazer, constatou que o ensino de literatura se limitava a ler e preencher fichas, o que levantou questões sobre a falta de prazer e fruição na leitura por parte dos alunos. Menciona-se que esse problema pode estar relacionado a tarefas reducionistas, como análise gramatical, que diminuem a possibilidade de explorar os aspectos do texto literário. A metodologia da pesquisa é baseada em revisão de literatura, utilizando referências como os PCNs, BNCC, estudos de Zilberman, Candido, Moisés, Fiorussi e Cosson. Propõe-se o letramento literário por meio do uso do conto "Trinta e Dois" de Fontes Ibiapina, como estratégia para desenvolver a leitura literária. Por fim, propõe-se uma abordagem de trabalho com texto literário na escola, utilizando atividades de leitura, discussão e reflexão sobre estereótipos étnicos e sociais, utilizando o conto "Trinta e Dois" como base e seguindo os pressupostos da sequência básica de Rildo Cosson(2014). A proposta busca formar leitores sensíveis, conscientes e competentes, promovendo o letramento literário.

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Publicado

16-08-2023