Avaliação na busca pela qualidade educacional

Autores

Palavras-chave:

Avaliação. Qualidade educacional. Aprendizagem.

Resumo

A avaliação da qualidade educacional é um processo crucial para garantir que as instituições de ensino, os sistemas educacionais e os programas de estudo atendam aos padrões e às necessidades de aprendizagem dos alunos. Ela permite que educadores, gestores, políticos e outros envolvidos na área da educação compreendam o desempenho das escolas e implementem melhorias quando necessária. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo preponderante elucidar elementos constitutivos fundamentais da avaliação na busca pela qualidade educacional. Para a consecução do mencionado objetivo foram problematizados e analisados os conceitos, situações, condições e conexões inerentes aos paradigmas da avaliação e qualidade locacional a partir de processo sistemático de revisão da literatura sobre a temática, anteriormente evidenciada. Quanto aos resultados, verificou-se que as categorias avaliação e qualidade educacional, se conectam, dialogam, são interdependentes, de uma vez que, sem a realização de processos sistematizados real democrático com rigor científico de avaliação, é inviável a construção de horizontes ou caminhos que conduzam a qualidade educacional.

Publicado

2023-08-16