Autor(es)
ISBN
Direitos Reservados
Este estudo consta de quatro catípulos, nos quais procuramos descrever primeiramente um breve histórico da gestão escolar, às práticas de gestão na escola pública, as concepções de gestão, o papel da escola, a gestão participativa e o papel do gestor, os instrumentos de uma gestão participativa ressaltando o projeto político pedagógico e o conselho escolar. No capítulo que trata dos procedimentos metodológicos iremos descrever os aspectos físicos, administrativos e pedagógicos da escola, que chamaremos de Escola A, os sujeitos da pesquisa, o instrumento de coleta de dados escolhido e a análise dos resultados.
Nas considerações finais do estudo traremos da análise dos dados da pesquisa, de possíveis contribuições para futuros estudos sobre a temática e para o próprio debate sobre o processo de construção de uma gestão democrática escolar.
Definimos como objetivo geral desse estudo a identificação do modelo de gestão adotado na Escola A no município João Pessoa/PB. E os objetivos específicos são: Analisar as concepções de gestão e Ressaltar o papel do gestor na construção do processo de gestão democrática e participativa.