Políticas educacionais a partir de programa federal PDE-ESCOLA
Palabras clave:
Políticas Educacionais. PDE Escola. Gestão escolar. Processo Ensino e Aprendizagem.Resumen
Elencamos como objetivo geral: analisar os efeitos do PDE Escola para o desenvolvimento da gestão escolar no critério Ensino e Aprendizagem em uma escola pertencente ao Sistema Municipal de Ensino de Santa Rita/PB. E para o detalhamento com os objetivos específicos: compreender o processo de atuação do PDE Escola na dimensão do Ensino e Aprendizagem; identificar o desenvolvimento das ações objetivadas pelo PDE Escola; evidenciar quais os elementos do PDE Escola são anunciados a partir da atuação dos profissionais da educação; e identificar no critério de eficácia escolar ensino e aprendizagem nos requisitos currículo organizado e articulado e práticas efetivas dentro de sala de aula para a melhoria do processo da gestão escolar do Sistema Municipal de Ensino de Santa Rita/PB. Dessa foram, na dimensão do Ensino e Aprendizagem, as ações realizadas pelos atores envolvidos no processo apresentam efeitos positivos, destacam-se a autonomia financeira e pedagógica, a reorganização e a aplicação de recursos de forma correta e como ponto negativo, ressaltam-se o aumento de trabalho e recursos insuficientes, além da falta de envolvimento por parte de alguns. Portanto, a pesquisa nos revelou, com base nas falas analisadas, que a gestão escolar é democrática e participativa quando se refere ao contexto dos resultados/efeitos, os profissionais da educação são os atores principais nesta arena de pressões por resultados, pois são eles que recriam e reinventam a política, nos momentos de atuação/encenação, tradução e interpretação.