A coleção “Ensino de línguas e Literatura em contextos de aprendizagens”,
lançada em 2024, é fruto da experiência vivenciada por professores da rede pública de
ensino que fazem parte do grupo de Estudo organizado e orientado por mim, Prof. Dra.
Rosilene Félix Mamedes. Assim, a partir de trocas e de experienciar a linguagem como
fenômeno essencial para aprendizagem. Os artigos pautam-se nos estudos da literatura e
da linguística que concebem a língua/ linguagem o quanto interação, como parte essencial
do processo de aprendizagem. Dessa forma, entende, ainda o aluno como ser social e
agente da sua própria aprendizagem, compreendendo o ensino como algo ativo e reflexivo
que deve considerar o que o aluno da sua experiência e do seu contexto social. Nessa
perspectiva, o ensino de línguas e literatura pauta-se a partir da diversidade linguística e
da necessidade de propiciar aos alunos acesso à educação que visa o desenvolvimento das
habilidades necessárias para que os alunos sejam sujeitos ativos e protagonistas da sua
aprendizagem.