Estímulos, carinhos e brincadeiras: um caminho a ser trilhado para a qualidade na educação infantil
Palabras clave:
Estímulos. Brincadeiras. Professoras. Educação Infantil. Carinhos. Ação pedagógica. Creche.Resumen
A primeira infância é um período em que as janelas de oportunidades de aprendizagem se abrem para favorecer o processo de aquisição de conhecimentos. O bebê quando está dentro da barriga de sua mãe já começa a interagir com as pessoas que estão mais próximas a ela, e, assim, se preparar para um mundo repleto de texturas, sensações e afetos. Ao nascer, a criança dá o seu primeiro grito de independência. Entre berros e tapinhas no bumbum (quando não aceitam a saída do ventre) os bebês são imersos em uma grande novidade: o milagre da vida. Logo os olhos se arregaçam para visualizar imagens e vozes estranhas que começam a aguçar os seus sentidos. A visão é o primeiro deles, pois assim que nascem os pequenos sentem em seus olhos um forte incômodo que é o da luz forte e, é por isso, que choram muito até chegar aos braços de sua mãe. Diante dessas constatações apresenta-se uma pesquisa sobre o como as ações pedagógicas nos espaços de Educação Infantil fomentam a estimulação e as brincadeiras no intuito de promoverem o desenvolvimento dos bebês e crianças pequenas. O universo onde a pesquisa desenvolveu-se foi a Creche Alexia Luana dos Santos Cesário no Município de Cabedelo/PB, tendo como sujeitos as professoras existentes na instituição. Levou-se em consideração a Abordagem Qualitativa, que foi assumida como opção metodológica pelo fato de se preocupar com a compreensão e interpretação do fenômeno. Os instrumentos utilizados foram a entrevista seguida de observação, estes dois recursos foram pensados na perspectiva de obter informes contidos na fala dos autores sociais, bem como conhecer suas opiniões acerca do tema abordado.