Estímulos, carinhos e brincadeiras: um caminho a ser trilhado para a qualidade na educação infantil

Autores

Palavras-chave:

Estímulos. Brincadeiras. Professoras. Educação Infantil. Carinhos. Ação pedagógica. Creche.

Resumo

A primeira infância é um período em que as janelas de oportunidades de aprendizagem se abrem para favorecer o processo de aquisição de conhecimentos. O bebê quando está dentro da barriga de sua mãe já começa a interagir com as pessoas que estão mais próximas a ela, e, assim, se preparar para um mundo repleto de texturas, sensações e afetos. Ao nascer, a criança dá o seu primeiro grito de independência. Entre berros e tapinhas no bumbum (quando não aceitam a saída do ventre) os bebês são imersos em uma grande novidade: o milagre da vida. Logo os olhos se arregaçam para visualizar imagens e vozes estranhas que começam a aguçar os seus sentidos. A visão é o primeiro deles, pois assim que nascem os pequenos sentem em seus olhos um forte incômodo que é o da luz forte e, é por isso, que choram muito até chegar aos braços de sua mãe. Diante dessas constatações apresenta-se uma pesquisa sobre o como as ações pedagógicas nos espaços de Educação Infantil fomentam a estimulação e as brincadeiras no intuito de promoverem o desenvolvimento dos bebês e crianças pequenas. O universo onde a pesquisa desenvolveu-se foi a Creche Alexia Luana dos Santos Cesário no Município de Cabedelo/PB, tendo como sujeitos as professoras existentes na instituição. Levou-se em consideração a Abordagem Qualitativa, que foi assumida como opção metodológica pelo fato de se preocupar com a compreensão e interpretação do fenômeno. Os instrumentos utilizados foram a entrevista seguida de observação, estes dois recursos foram pensados na perspectiva de obter informes contidos na fala dos autores sociais, bem como conhecer suas opiniões acerca do tema abordado.

Publicado

2023-08-16