Interdisciplinaridade no ensino superior: diálogos possíveis
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade. Ensino Superior. Prática docente. Aprendizagem.Resumo
Esse trabalho é fruto de uma experiência vivenciada pelas autoras, se refere a aplicabilidade da interdisciplinaridade em uma turma de graduandos/as do curso de Pedagogia de uma faculdade privada de João Pessoa. O olhar de uma como docente e da outra como discente apresenta dois pontos de vista sobre a aplicação dessa metodologia, o que amplia a forma interpretativa sobre os resultados dessa prática. Sabemos que o planejamento de uma disciplina a ser cursada por um semestre no ensino superior, nem sempre consegue fazer relação com as demais que estão em curso, mesmo assim, nesse caso, as professoras de três disciplinas conseguiram organizar e relacionar os conteúdos e duas das avaliações que são obrigatórias para o semestre. Nesse sentido, os discentes efetuaram a apresentação de seminários temáticos e a confecção de um resumo estendido sobre o mesmo tema do seminário. Os temas foram previamente planejados pelas docentes a fim de que cada uma pudesse fazer a abordagem do assunto relacionando com a disciplina que estava vinculada. Portanto, discutiremos a importância da interdisciplinaridade no processo de aprendizagem e desenvolvimento discente a partir dessa experiência, tendo como fundamentação teórica Piaget (1981) Leis (2005), Pereira (2009) e Marquezan (2016). Para conhecer e discutir sobre a opinião discente em relação a metodologia aplicada, formulamos um questionário pelo Google forms que teve a participação voluntária de alguns sujeitos que vivenciaram essa prática. Vale ressaltar que os resultados obtidos foram considerados exitosos, tanto pela equipe docente, como pelos discentes, o que nos leva a perceber o quanto ainda precisamos evidenciar a metodologia interdisciplinar não só de forma teórica, mas principalmente na prática cotidiana do ensino superior.